HomeBiblioteca/LivrosDoutrinaVídeo AulasMemória Digital
Alvaro Valle
Alvaro Bastos Valle

Patrono
DR. ENÉAS CARNEIRO EXPLICA O SENTIDO DA VIDA
   
 
Clique no ícone do Media Player para assistir ou fazer download do vídeo em wmv
 
Clique no ícone acima para conhecer a videoteca de Vídeos doInstituto Alvaro Valle no You Tube
 
Clique no ícone acima para assistir ou fazer download do vídeo em Quick Time (plataformas da apple)
 
   
O falecido ex-deputado Dr. Enéas Carneiro, fundador do extinto Partido de Reedificação da Ordem Nacional (PRONA), durante participação no Programa Matéria Prima, em 1990, da TV Cultura, questionado por telespectador sobre o sentindo da vida, ressaltou que "Cada ser humano é um universo em miniatura".

No vídeo do Youtube, que conta com 208.430 visualizações, o ex-parlamentar que era um grande entusiasta do socialismo científico, destacou que "cada ser humano tem aspirações que são diferentes quando sai de um para outro representante da espécie".

Entretanto, para ele, em um país que as pessoas estão cada vez menos tolerante uns com os outros, o ser humano precisa entender que há semelhança entre si, para que assim, cada um tenha consciência e se respeitem mais.
"Eu vejo como uma tônica geral que deveria ser objeto, deveria ser escopo do processo educacional do nosso país desenvolverem em cada indivíduo, em cada ser humano o respeito pelo seu semelhante, na medida em que cada um nós aprender que a matéria de que cada um de nós e feito é idêntica a matéria com que todos os outros são feitos, na medida que cada um de nós tiver consciência que não a nada de intrinsecamente diferente que nos separe a nós todos seres humanos, quando nos todos tivermos consciência que a palavra semelhança quer dizer semelhante mesmo, nós todos nos respeitaremos melhor", explicou.

O político, que foi professor e escritor, ressaltou ainda o que oferecia como mensagem de vida, durante seu tempo de educador, para mais de 20 mil jovens que tiveram aula com ele, era a mensagem de respeito ao ser humano.

"Não adianta se brigar em que se fala muito em direitos humanos, desumano, que a ditadura fez isso e metade da população passa fome, e crianças viram latas de lixo para acharem comida, isso é um absurdo! Enquanto isso não for corrigido, nada mais tem sentido para mim", destacou.

Durante a participação no programa, Enéas deixou claro que é necessário que as pessoas se respeitem e entendam as diferenças entre os outros para que a vida tenha mais sentido.

"A mensagem que eu trago sempre é essa, olhar para o outro indivíduo, para a pessoa, a diferença entre um indivíduo que limpa o chão e um astrofísico é uma diferença de informação, o que limpa o chão aprendeu muito pouco, coitado. Ele sabe apenas limpar o chão, mas ele e tão útil quanto ao astrofísico, ele tem direito a uma vida digna. Esse pra mim e o sentido da vida, quando eu não me sentir mais útil, quando eu sentir que estou pensando em mim mesmo, eu não tenho mais direito de estar vivo".





   
 
 
© - 2009 www.fundacaoalvarovalle.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922